
Araguaína, TO – A Prefeitura de Araguaína anunciou novas regras para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2025, com foco na simplificação e na oferta de descontos significativos para os contribuintes. As guias para pagamento já estão disponíveis no site da prefeitura.
A principal mudança é a forma como os descontos são calculados. Anteriormente, o desconto era aplicado sobre a base de cálculo do IPTU. Agora, o desconto será aplicado diretamente sobre o valor total do imposto, resultando em uma redução de até 40% para quem pagar até 31 de março.
Este benefício alcançará quase 40 mil imóveis edificados na cidade. O desconto será de 30% para áreas edificadas e 35% para lotes sem edificação, com a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes, desde que a parcela mínima seja de R$ 50,00. Para quem optar pelo pagamento à vista, um desconto adicional de 10% será aplicado.
Segundo o secretário da Fazenda de Araguaína, Leandro Pinotti, o objetivo da prefeitura é simplificar os critérios para a concessão dos descontos, tornando o processo mais claro e acessível a todos. A reorganização dos critérios de isenção também visa facilitar a solicitação do benefício pelos contribuintes.
A guia de pagamento está disponível no site https://iptu.araguaina.to.gov.br/, criado pela prefeitura para facilitar o acesso à informação e compartilhar todas as informações relevantes com os contribuintes. A prefeitura disponibiliza também o serviço de tradução para a página, em caso de necessidade.