
Tocantins – A Polícia Civil do Tocantins deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a segunda fase da Operação “1º Coríntios 15:33”, visando combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. A ação ocorre nas cidades de Gurupi, Formoso do Araguaia e Figueirópolis, com o cumprimento de 18 mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão.
A operação mobiliza 55 policiais civis do Tocantins, contando com o apoio das Polícias Civis de Goiás e do Rio de Janeiro, além da Polícia Rodoviária Federal. O delegado regional de Gurupi, Joadelson Rodrigues Albuquerque, destacou que a força-tarefa busca desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual.
Na última sexta-feira (17), um dos alvos foi preso em São Paulo, resultando na apreensão de um veículo e um celular, que estão sendo analisados para auxiliar nas investigações. Na segunda-feira (20), outro suspeito foi detido em Gurupi após mudança de endereço, antecipando o cumprimento do mandado.



A primeira fase da operação, realizada em julho de 2024, cumpriu dez mandados de prisão preventiva, resultando em seis prisões em flagrante e oito por mandados. Na ocasião, um espaço de eventos foi embargado por suspeita de ser utilizado para lavagem de dinheiro do tráfico. Foram apreendidos armas, drogas, documentos e veículos.
O diretor de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, delegado Afonso Lyra, ressaltou a importância da colaboração entre os estados para o combate efetivo ao crime organizado. Mais informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações.