
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, deu início a uma ampla reforma administrativa no município. O Projeto de Lei que promove a reestruturação e o desmembramento de secretarias foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 2 de janeiro e sancionado na última segunda-feira (6).
A iniciativa busca otimizar a gestão pública por meio de um uso mais racional dos recursos financeiros, humanos e materiais, visando atender às demandas administrativas e sociais de forma mais ágil e eficiente.
“A reestruturação é baseada em princípios de economicidade e eficiência”, justificou o prefeito.
Entre as mudanças, destacam-se a fusão da Secretaria de Planejamento com a de Captação e Gestão de Recursos e o desmembramento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que agora funcionará como duas pastas independentes.
A criação de uma secretaria exclusiva para Habitação facilitará a captação de recursos para novos projetos habitacionais.
Principais mudanças nas secretarias:
Infraestrutura: Passa a se chamar Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
Planejamento: Nova denominação para Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos.
Assistência Social: Seguirá como Secretaria de Assistência Social, enquanto a parte de Habitação ganha uma secretaria própria.
Além disso, a reforma prevê a extinção de algumas pastas, como o Instituto de Gestão de Projetos e Desenvolvimento Sustentável, e a reestruturação de outras, como a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Nova estrutura da Prefeitura de Araguaína:
Gestão e Desenvolvimento Institucional: Gabinete do Prefeito, Controladoria Geral, Procuradoria Geral, entre outras.
Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura: Inclui as novas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, e Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
Cidadania e Desenvolvimento Sociocultural: Compreende secretarias como Educação, Saúde, Assistência Social e Habitação.
A reforma visa modernizar a administração pública, tornando-a mais eficaz e preparada para enfrentar os desafios dos próximos anos.
Acompanhe as atualizações sobre a gestão de Araguaína em nossos canais oficiais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.