
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) emitiu um alerta à população sobre golpes relacionados à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Criminosos têm utilizado sites falsos, que se passam pelo órgão oficial, para oferecer serviços de agendamento mediante cobranças de taxas inexistentes. Além do prejuízo financeiro, ao acessar esses sites e fornecer dados pessoais, os cidadãos ficam expostos a outras fraudes.
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, reforça que o agendamento para a emissão do documento deve ser feito exclusivamente no portal oficial do Governo do Tocantins: https://servicos.to.gov.br. “A primeira via da Carteira de Identidade é gratuita, e a segunda via possui uma taxa de R$ 25. Desconfie de valores diferentes ou de cobranças adicionais não informadas nos canais oficiais. Caso tenha sido vítima de golpe, denuncie à Polícia Civil”, destacou.
Em Palmas, o agendamento deve ser feito pelo site oficial, com novas vagas liberadas diariamente, a partir das 9h. Não há cobrança para o agendamento. Em outras cidades do Tocantins, o interessado pode ir diretamente aos Núcleos de Identificação, levando certidão de nascimento ou casamento e CPF (originais e cópias).
Dicas para evitar golpes:
- Verifique o site: Confirme se o endereço pertence ao domínio oficial do Governo.
- Proteja seus dados: Nunca forneça informações sensíveis em sites suspeitos.
- Confirme informações: Consulte diretamente os órgãos responsáveis, pelo WhatsApp (63) 98145-0169.
- Cuidado com cobranças indevidas: Só confie em valores divulgados oficialmente.
A SSP/TO reforça que a atenção a essas orientações é essencial para evitar prejuízos e proteger seus dados.