ROMA – O Vaticano aprovou novas diretrizes que permitem que homens gays entrem nos seminários, desde que se abstenham de sexo. A decisão, anunciada na quinta-feira pela Conferência dos Bispos Italianos, representa um ajuste inesperado na forma como a Igreja Católica global considera os possíveis futuros padres.
Embora o Vaticano não tenha explicitamente proibido a entrada de homens gays no sacerdócio no passado, uma instrução anterior de 2016 dizia que os seminários não podiam admitir homens com “tendências homossexuais profundamente arraigadas”. As novas diretrizes, publicadas sem aviso prévio, afirmam que os diretores dos seminários devem considerar as preferências sexuais de um candidato ao sacerdócio, mas apenas como um aspecto de sua personalidade.
As orientações também afirmam que, ao referir-se às tendências homossexuais no processo de formação, é oportuno não reduzir o discernimento apenas a este aspecto, mas compreender o seu significado dentro de todo o quadro da personalidade do jovem. Os bispos italianos disseram que aprovaram o documento em novembro. O texto é acompanhado por uma nota do gabinete do clero do Vaticano, confirmando que as diretivas são válidas por um período experimental de três anos.
O Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013, tem sido elogiado por sua abordagem mais acolhedora em relação à comunidade LGBTQ, tendo permitido que os padres abençoassem casais do mesmo sexo caso a caso. No entanto, a admissão de homens gays no sacerdócio continua sendo um assunto tabu, e muitos padres gays temem discutir sua sexualidade.
A instrução do Vaticano de 2016, que foi em grande parte uma atualização de um documento anterior emitido pelo Papa Bento XVI em 2005, foi aprovada pelo Papa Francisco. A nova orientação representa uma mudança significativa na postura da Igreja Católica em relação à questão da homossexualidade no clero. Resta observar como essa nova política será implementada e quais serão suas consequências a longo prazo.
O Nubank começou a oferecer, a partir desta segunda-feira (20), planos de celular dentro de…
O vereador Marcos Duarte (PSD) se licenciou da Câmara Municipal de Araguaína nesta segunda-feira (3)…
A partir desta segunda-feira (03), os boletos bancários poderão ser pagos não apenas pelo código…
Pouco mais de um mês após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, no rio Tocantins,…
Um avião caiu na noite de sexta-feira (31/01) na Avenida Cottman, na Filadélfia, nos Estados…
Agressão ocorreu após desentendimento durante consumo de bebidas alcoólicas.
This website uses cookies.